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Revista de Educação Pública

versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

PEREIRA, Talita Vidal; COSTA, Hugo Heleno Camilo  e  CUNHA, Érika Virgílio Rodrigues da. Uma base à Base: quando o currículo precisa ser tudo. R. Educ. Públ. [online]. 2015, vol.24, n.56, pp.455-469. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.2015/repub-v24n56maio.ago010.

Pautado na teoria do discurso (TD) de Laclau e Mouffe, este artigo orienta uma discussão cujo objetivo é reativar sentidos de educação e de currículo excluídos nas articulações em defesa de uma Base Nacional Curricular Comum (BNCC), lida como necessária à qualidade do ensino. Especificamente, focaliza o texto Currículo da Educação Básica no Brasil: concepções e políticas, de Guiomar N. de Mello, interpretando-o como parte de um processo de constituição hegemônica. Um discurso contingente e provisório, atravessado por ambivalências, que, como todo momento da política, projeta à universalidade uma leitura particular sobre o currículo.

Palavras-chave : Políticas de Currículo; Teoria do Discurso; Base Nacional Curricular Comum.

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