SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número57As disciplinas escolares no contexto do PNLD: avanços, lacunas e desafios na avaliação do livro didático índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

TORTELLA, Jussara Cristina Barboza  y  BUORO, Edna. Avaliação para promoção ou para reprovação? Compreensões de estudantes, professores e gestores de uma rede municipal. R. Educ. Públ. [online]. 2015, vol.24, n.57, pp.507-523. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.2015/repub-v24n57set.dez002.

Este artigo apresenta uma pesquisa sobre os sentidos atribuídos à avaliação praticada e à reprovação escolar. A coleta de dados se deu por meio de um questionário aplicado a 168 alunos, 48 professores e 21 gestores do Ensino Fundamental e 5 especialistas da Rede Municipal de Ensino de uma cidade do interior do estado de São Paulo, que adota o sistema de ciclos e progressão continuada. Foi verificado que a maioria dos participantes apresentou como necessárias a reprovação escolar e pequenas mudanças nas ações avaliativas da escola, assim sendo, uma forte tendência dos ideais da seriação com algumas ideias de Progressão Continuada e Ciclos.

Palabras clave : Avaliação da Aprendizagem; Ciclos; Reprovação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )