SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue57Evaluation for promotion or to fail? Understandings of students, teachers and managers of a municipal networkAcademic experiences and adaptation of students of a federal university of state of Paraná author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

CAIMI, Flávia Eloisa. As disciplinas escolares no contexto do PNLD: avanços, lacunas e desafios na avaliação do livro didático. R. Educ. Públ. [online]. 2015, vol.24, n.57, pp.525-543. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.2015/repub-v24n57set.dez003.

O estudo focaliza algumas problemáticas relacionadas à avaliação do livro escolar no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), com o objetivo de destacar tendências nas definições didático-pedagógicas que compõem os principais componentes curriculares do 6º ao 9º ano, a saber: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia e História. Tomando como fonte os Guias de Livros Didáticos de 2008 e 2011, desenvolve-se a análise a partir de dois eixos: 1) cartografia das coleções aprovadas por componente curricular e editora, das universidades-sede da avaliação, dos avaliadores por disciplina e gênero; 2) levantamento das especificidades pedagógicas, identificando em que consistem as principais lacunas do livro didático em cada componente.

Keywords : Livro Didático; Avaliação; Ensino Fundamental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )