SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número57Avaliação para promoção ou para reprovação? Compreensões de estudantes, professores e gestores de uma rede municipalVivências acadêmicas e adaptação de estudantes de uma universidade pública federal do Estado do Paraná índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

CAIMI, Flávia Eloisa. As disciplinas escolares no contexto do PNLD: avanços, lacunas e desafios na avaliação do livro didático. R. Educ. Públ. [online]. 2015, vol.24, n.57, pp.525-543. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.2015/repub-v24n57set.dez003.

O estudo focaliza algumas problemáticas relacionadas à avaliação do livro escolar no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), com o objetivo de destacar tendências nas definições didático-pedagógicas que compõem os principais componentes curriculares do 6º ao 9º ano, a saber: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia e História. Tomando como fonte os Guias de Livros Didáticos de 2008 e 2011, desenvolve-se a análise a partir de dois eixos: 1) cartografia das coleções aprovadas por componente curricular e editora, das universidades-sede da avaliação, dos avaliadores por disciplina e gênero; 2) levantamento das especificidades pedagógicas, identificando em que consistem as principais lacunas do livro didático em cada componente.

Palavras-chave : Livro Didático; Avaliação; Ensino Fundamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )