SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue57School subjects into PNLD context: gaps, developments and challenges in Textbook evaluationMethodology for values formation research: an investigation beyond Jean Piaget author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

OLIVEIRA, Rogerio Eduardo Cunha de  and  MORAIS, Alessandra de. Vivências acadêmicas e adaptação de estudantes de uma universidade pública federal do Estado do Paraná. R. Educ. Públ. [online]. 2015, vol.24, n.57, pp.547-568. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.2015/repub-v24n57set.dez004.

Pesquisas têm relacionado a recorrência de desempenhos insatisfatórios e evasões no Ensino Superior às dificuldades de adaptação dos estudantes ao conjunto de variáveis, distribuído entre cinco dimensões: pessoal, estudo, interpessoal, carreira e institucional. Buscou-se identificar e avaliar, entre 449 graduandos de Engenharia, as principais dificuldades de adaptação, bem como as diferenças significativas de integração entre os diversos perfis de estudantes, por meio do Questionário de Vivências Acadêmicas (QVA-r). Os principais resultados indicaram maiores dificuldades de adaptação dos estudantes às dimensões pessoal e estudos, e maior propensão de adaptação às variáveis relacionadas à carreira, aos colegas e à instituição.

Keywords : Vivências Acadêmicas; Adaptação Acadêmica; Evasão; Ensino Superior.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )