SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número57Vivências acadêmicas e adaptação de estudantes de uma universidade pública federal do Estado do ParanáA contribuição pedagógica das Ligas Camponesas na história das lutas no campo brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

MESQUITA, Afonso Mancuso de  e  MELLO, Suely Amaral. Metodologia para o estudo da formação de valores: uma investigação para além de Jean Piaget. R. Educ. Públ. [online]. 2015, vol.24, n.57, pp.569-590. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.2015/repub-v24n57set.dez005.

O tema deste artigo é o método de investigação da formação dos valores na ontogênese. Polemizaremos com Piaget e defendemos que o princípio do paralelismo intelecto-moral sustentado pelo autor leva a equívocos na compreensão do fenômeno e na definição de diretrizes pedagógicas. Para ele, a educação moral deve ser orientada pela cooperação entre pares, preterindo a participação do adulto e privilegiando métodos escolanovistas. Encontramos na tradição vigotskiana a tese de que a articulação entre cognição e valoração é autenticamente nova na ontogênese, e não o desdobramento de tendências a priori. Conclui-se que a formação de valores pode ser pedagogicamente dirigida.

Palavras-chave : Método em Psicologia; Valores Morais; Paralelismo Intelecto-Moral; Jean Piaget.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )