SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue57Pedagogic contribution of Peasant Leagues in the history of struggles in the brazilian countryErnesto Schiefelbein contributions to improve the quality of education in Chile and Latin America author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

HERDT, Samyra Orben  and  MARCOMIN, Fátima Elizabeti. Perscrutando o educador de cada um: uma vivência à luz da percepção de agricultores agroecológicos. R. Educ. Públ. [online]. 2015, vol.24, n.57, pp.615-635. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.2015/repub-v24n57set.dez007.

O trabalho é um recorte de uma pesquisa realizada junto aos agricultores agroecológicos de Santa Rosa de Lima, Sul do estado de Santa Catarina, que objetivou, dentre outros aspectos, compreender os processos educativos desencadeados pelos agricultores em suas famílias e comunidades à luz da percepção desses sujeitos. O estudo qualitativo, de cunho fenomenológico, na concepção da percepção Merleau-pontyana, empregou entrevistas não estruturadas realizadas com cinco desses agricultores. Dentre os demais resultados, ressaltou-se o importante papel desses agricultores, suas propriedades e das associações Agreco e Acolhida na Colônia como importantes sujeitos e espaços educadores sustentáveis, respectivamente.

Keywords : Percepção Ambiental; Educação Ambiental; Agroecologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )