SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número57A contribuição pedagógica das Ligas Camponesas na história das lutas no campo brasileiroAportes de Ernesto Schiefelbein para mejorar la Calidad de la Educación en Chile y Latinoamérica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

HERDT, Samyra Orben  e  MARCOMIN, Fátima Elizabeti. Perscrutando o educador de cada um: uma vivência à luz da percepção de agricultores agroecológicos. R. Educ. Públ. [online]. 2015, vol.24, n.57, pp.615-635. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.2015/repub-v24n57set.dez007.

O trabalho é um recorte de uma pesquisa realizada junto aos agricultores agroecológicos de Santa Rosa de Lima, Sul do estado de Santa Catarina, que objetivou, dentre outros aspectos, compreender os processos educativos desencadeados pelos agricultores em suas famílias e comunidades à luz da percepção desses sujeitos. O estudo qualitativo, de cunho fenomenológico, na concepção da percepção Merleau-pontyana, empregou entrevistas não estruturadas realizadas com cinco desses agricultores. Dentre os demais resultados, ressaltou-se o importante papel desses agricultores, suas propriedades e das associações Agreco e Acolhida na Colônia como importantes sujeitos e espaços educadores sustentáveis, respectivamente.

Palavras-chave : Percepção Ambiental; Educação Ambiental; Agroecologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )