SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue57A life dedicated to the public school: socio professional trajectory of Lorenzo Luzuriaga (1914-1959)Relations between mathematics learning and the learning of natural sciences author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

MACIEL, Cristiano; PEREIRA, Vinicius Carvalho  and  SOARES, Loide Rosa. O recurso fórum permanente no ensino da disciplina Pensamento Matemático: um estudo de caso. R. Educ. Públ. [online]. 2015, vol.24, n.57, pp.679-701. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.2015/repub-v24n57set.dez010.

Esta pesquisa analisa o uso do fórum permanente nas disciplinas Pensamento Matemático I e II do curso de Pedagogia da UFMT, na modalidade a distância. Tem-se como objetivo verificar limites e possibilidades do uso desse tipo de fórum na formação de professores para a Educação Infantil, em especial em disciplinas relacionadas à matemática. Foram realizadas pesquisa documental do guia didático, entrevistas com estudantes e análise de conteúdo das postagens do fórum. A triangulação dos dados sugere que o fórum permitiu a colaboração entre os sujeitos da aprendizagem, mas pouco contribuiu para discussões de cunho mais crítico-reflexivo da formação docente.

Keywords : Fóruns de Discussão; Fórum Permanente; Formação de Professores; Pensamento Matemático.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )