SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número57Uma vida dedicada à escola pública: trajetória sócio-profissional de Lorenzo Luzuriaga (1914-1959)As relações entre a aprendizagem matemática e a aprendizagem de ciências naturais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

MACIEL, Cristiano; PEREIRA, Vinicius Carvalho  e  SOARES, Loide Rosa. O recurso fórum permanente no ensino da disciplina Pensamento Matemático: um estudo de caso. R. Educ. Públ. [online]. 2015, vol.24, n.57, pp.679-701. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.2015/repub-v24n57set.dez010.

Esta pesquisa analisa o uso do fórum permanente nas disciplinas Pensamento Matemático I e II do curso de Pedagogia da UFMT, na modalidade a distância. Tem-se como objetivo verificar limites e possibilidades do uso desse tipo de fórum na formação de professores para a Educação Infantil, em especial em disciplinas relacionadas à matemática. Foram realizadas pesquisa documental do guia didático, entrevistas com estudantes e análise de conteúdo das postagens do fórum. A triangulação dos dados sugere que o fórum permitiu a colaboração entre os sujeitos da aprendizagem, mas pouco contribuiu para discussões de cunho mais crítico-reflexivo da formação docente.

Palavras-chave : Fóruns de Discussão; Fórum Permanente; Formação de Professores; Pensamento Matemático.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )