SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue57The permanent forum as a resource in the undergraduate course Mathematical Thought: a case study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

DARSIE, Marta Maria Pontin  and  MARTINS, Endrigo Antunes. As relações entre a aprendizagem matemática e a aprendizagem de ciências naturais. R. Educ. Públ. [online]. 2015, vol.24, n.57, pp.703-722. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.2015/repub-v24n57set.dez011.

A presente pesquisa teve como objetivo geral investigar a aprendizagem da Cinemática, ensinada na disciplina de Ciências Naturais, no 9º ano do Ensino Fundamental, e sua possível relação com a aprendizagem matemática. Realizamos a coleta de dados em três escolas estaduais de Cuiabá, através de questionários, entrevistas e testes (similares a avaliações em larga escala). Utilizando Ausubel (1980), Coll (1994; 2006), Moreira (2006), Moreira e Masini (1982) e Zabala (1998) como principais teóricos, realizamos as análises de maneira qualitativa, obtendo resultados que nos evidenciaram que os alunos apresentam algumas dificuldades de aprendizagem matemática, que comprometem as resoluções de situações-problema envolvendo a cinemática.

Keywords : Aprendizagem Significativa; Aprendizagem da Cinemática; Ciências no Ensino Fundamental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )