SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número57O recurso fórum permanente no ensino da disciplina Pensamento Matemático: um estudo de caso índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

DARSIE, Marta Maria Pontin  y  MARTINS, Endrigo Antunes. As relações entre a aprendizagem matemática e a aprendizagem de ciências naturais. R. Educ. Públ. [online]. 2015, vol.24, n.57, pp.703-722. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.2015/repub-v24n57set.dez011.

A presente pesquisa teve como objetivo geral investigar a aprendizagem da Cinemática, ensinada na disciplina de Ciências Naturais, no 9º ano do Ensino Fundamental, e sua possível relação com a aprendizagem matemática. Realizamos a coleta de dados em três escolas estaduais de Cuiabá, através de questionários, entrevistas e testes (similares a avaliações em larga escala). Utilizando Ausubel (1980), Coll (1994; 2006), Moreira (2006), Moreira e Masini (1982) e Zabala (1998) como principais teóricos, realizamos as análises de maneira qualitativa, obtendo resultados que nos evidenciaram que os alunos apresentam algumas dificuldades de aprendizagem matemática, que comprometem as resoluções de situações-problema envolvendo a cinemática.

Palabras clave : Aprendizagem Significativa; Aprendizagem da Cinemática; Ciências no Ensino Fundamental.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )