SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue58The teacher´s judgment in class councils in schools of the city of Rio de Janeiro author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

HENRIQUES, Eda Maria Oliveira  and  NEVES, Aníbal Rui de Carvalho Antunes das. As narrativas e as histórias de vida na formação de professores: caminhos teóricos e metodológicos em publicações luso-brasileiras. R. Educ. Públ. [online]. 2016, vol.25, n.58, pp.13-32. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.2016/repub-v25n58jan.abr002.

A partir da diversidade de pesquisas e trabalhos que utilizam as narrativas e a abordagem da história de vida em projetos de pesquisa e de formação docente, o presente estudo, de natureza qualitativa, identificou e mapeou os artigos publicados em oito revistas de referência na área de educação (quatro portuguesas e quatro brasileiras) durante o período de 2009 a 2013, procurando caracterizar e analisar o conteúdo das mesmas. As narrativas e a abordagem de história de vida se consolidam como recursos investigativos e formativos importantes na trajetória de formação docente.

Keywords : Professores; Narrativas; Histórias de Vida.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )