SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número58O juízo professoral em Conselhos de Classe de escolas da cidade do Rio de Janeiro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

HENRIQUES, Eda Maria Oliveira  y  NEVES, Aníbal Rui de Carvalho Antunes das. As narrativas e as histórias de vida na formação de professores: caminhos teóricos e metodológicos em publicações luso-brasileiras. R. Educ. Públ. [online]. 2016, vol.25, n.58, pp.13-32. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.2016/repub-v25n58jan.abr002.

A partir da diversidade de pesquisas e trabalhos que utilizam as narrativas e a abordagem da história de vida em projetos de pesquisa e de formação docente, o presente estudo, de natureza qualitativa, identificou e mapeou os artigos publicados em oito revistas de referência na área de educação (quatro portuguesas e quatro brasileiras) durante o período de 2009 a 2013, procurando caracterizar e analisar o conteúdo das mesmas. As narrativas e a abordagem de história de vida se consolidam como recursos investigativos e formativos importantes na trajetória de formação docente.

Palabras clave : Professores; Narrativas; Histórias de Vida.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )