SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número58As narrativas e as histórias de vida na formação de professores: caminhos teóricos e metodológicos em publicações luso-brasileirasInclusão escolar: uma proposta de pesquisa intervenção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

EARP, Maria de Lourdes Sá  e  PRADO, Ana Pires do. O juízo professoral em Conselhos de Classe de escolas da cidade do Rio de Janeiro. R. Educ. Públ. [online]. 2016, vol.25, n.58, pp.33-53. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.2016/repub-v25n58jan.abr003.

Em toda escola há Conselhos de Classe, rituais em que professores avaliam, julgam e classificam seus alunos. O artigo descreve o funcionamento dos Conselhos de Classe e quais são os modos de julgamento dos professores e o que é valorizado no juízo professoral. Utilizamos a observação participante em Conselhos de Classe de escolas públicas cariocas, duas de Ensino Fundamental e uma de Ensino Médio. A descrição e a análise etnográfica revelam uma estrutura de julgamento mais moral e, portanto, mais social do que escolar. A reprovação é o modo legítimo de exclusão dos alunos indesejáveis do ponto de vista docente.

Palavras-chave : Etnografia; Conselho de Classe; Avaliação; Juízo Professoral.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )