SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue58School inclusion: a proposal for a intervention researchProfessional education from the experience in the barracões of the samba schools of Rio de Janeiro author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

BEVILAQUA, Caroline Foletto; FERREIRA, Liliana Soares  and  MANCKEL, Maria Cecília Martins. Os sentidos de trabalho e de escola nos discursos de professores. R. Educ. Públ. [online]. 2016, vol.25, n.58, pp.75-94. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.2016/repub-v25n58jan.abr005.

Este estudo analisa sentidos de escola nos discursos de professores de uma escola pública. Assim, descrições e interpretações subjetivas das experiências de trabalho e de vida assumem lugar central na análise, tendo como referência a abordagem construcionista da Psicologia Social. Para a produção dos dados, foi aplicada entrevista biográfica. Para a análise dos dados, sistematizaram-se eixos temáticos que revelaram a associação desses sentidos, interligados em rede, vinculando o trabalho à produção de conhecimentos, à socialização com seus estudantes e demais professores, considerando a ascensão social, na medida em que entendem que seu trabalho se reflete socialmente.

Keywords : Trabalho dos Professores; Escola Pública; Sentidos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )