SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número58Inclusão escolar: uma proposta de pesquisa intervençãoEducação profissional a partir da experiência nos barracões das escolas de samba do Rio de Janeiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

BEVILAQUA, Caroline Foletto; FERREIRA, Liliana Soares  e  MANCKEL, Maria Cecília Martins. Os sentidos de trabalho e de escola nos discursos de professores. R. Educ. Públ. [online]. 2016, vol.25, n.58, pp.75-94. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.2016/repub-v25n58jan.abr005.

Este estudo analisa sentidos de escola nos discursos de professores de uma escola pública. Assim, descrições e interpretações subjetivas das experiências de trabalho e de vida assumem lugar central na análise, tendo como referência a abordagem construcionista da Psicologia Social. Para a produção dos dados, foi aplicada entrevista biográfica. Para a análise dos dados, sistematizaram-se eixos temáticos que revelaram a associação desses sentidos, interligados em rede, vinculando o trabalho à produção de conhecimentos, à socialização com seus estudantes e demais professores, considerando a ascensão social, na medida em que entendem que seu trabalho se reflete socialmente.

Palavras-chave : Trabalho dos Professores; Escola Pública; Sentidos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )