SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número58Os sentidos de trabalho e de escola nos discursos de professoresGeração à deriva: jovens nem nem e a surperfluidade da força de trabalho no capital-imperialismo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

FEDRE, Júlio Penna  y  VITORINO, Artur José Renda. Educação profissional a partir da experiência nos barracões das escolas de samba do Rio de Janeiro. R. Educ. Públ. [online]. 2016, vol.25, n.58, pp.97-117. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.2016/repub-v25n58jan.abr006.

As escolas de samba do Rio de Janeiro apresentam todos os anos o desfile no sambódromo. Para que essa festa se materialize, grande quantidade de artesãos trabalha o ano todo na confecção dos objetos cênicos dentro dos barracões das agremiações. O objetivo deste artigo é saber como ocorreram os processos de ensino e de aprendizagem dos ofícios que fazem parte do cotidiano desses barracões. Foi realizada uma pesquisa empírica junto às fontes primárias, secundárias e bibliográficas, buscando-se contribuir para a compreensão do processo educacional existente, cujo fim é o de fomentar a discussão em torno da educação profissional não formal.

Palabras clave : Educação Profissional; Educação não Formal; Cultura Educacional; Escolas de Samba.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )