SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número58Geração à deriva: jovens nem nem e a surperfluidade da força de trabalho no capital-imperialismoLa marginalización de la ruralidad colombiana a partir del estudio histórico de la escuela en el campo durante el siglo XX índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

ANDRADE, Daniel Fonseca de  e  SORRENTINO, Marcos. O lugar e o difícil papel do diálogo nas políticas públicas de educação ambiental. R. Educ. Públ. [online]. 2016, vol.25, n.58, pp.139-160. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.2016/repub-v25n58jan.abr008.

O objetivo deste trabalho é demonstrar obstáculos ao diálogo na consecução de uma política pública de educação ambiental em um município do estado de São Paulo. O método de pesquisa foi qualitativo e envolveu as técnicas de observação participante e entrevistas não estruturadas. Os resultados trazem obstáculos nas dimensões institucional, política, intersubjetiva e subjetiva, que não serão resolvidos espontaneamente. São necessários investimentos intencionais para a construção de ambientes que favoreçam a dialogicidade e que permitam a criação de políticas públicas de educação ambiental de forma mais coerente com os próprios princípios que elas propõem.

Palavras-chave : Educação Ambiental; Diálogo; Políticas Públicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )