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Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

HONORATO, Tony  y  MONARCHA, Carlos. De boca de sertão à cidade da instrução: institucionalização do ensino em Piracicaba no século XIX. R. Educ. Públ. [online]. 2016, vol.25, n.58, pp.175-198. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.2016/repub-v25n58jan.abr010.

Nos anos oitocentos houve a expansão das fronteiras agrícolas, das estradas, das ferrovias e do desenvolvimento urbano no oeste paulista rumo a Mato Grosso, implicando a organização de povoamentos, freguesias, vilas e cidades. No caso de Piracicaba, na Província de São Paulo, iniciativas de escolarização passaram a ser fundamentais. Assim, a proposição é apresentar e interpretar o processo de institucionalização do ensino em Piracicaba durante o século XIX. A partir das fontes impressas, os resultados indicam um processo que vai dos mestres-escolas às escolas oficiais do Estado e que viveu as tensões políticas entre conservadores e liberais, monarquistas e republicanos.

Palabras clave : Educação em Piracicaba; Institucionalização; Política; História; Século XIX.

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