SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue59Interaction and mediation in the context of pedagogical architectures for networked learning author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

AMANTE, Lúcia. Cultura da convergência e universidade: contributos da Educação a Distância. R. Educ. Públ. [online]. 2016, vol.25, n.59, pp.251-259. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.2016/repub-v25n59maio.ago002.

A nova cultura mediática pode ser uma catalisadora de mudanças na prática pedagógica e na forma como se promove a construção do conhecimento. Algumas dessas mudanças tardam em se refletir na prática educativa, designadamente ao nível universitário. Outras ultrapassam o que a teoria poderia prever ante as profundas alterações com que a atual ecologia dos mídia nos confronta. Neste texto, procuramos apresentar alguns conceitos-chave associados à Cultura da Convergência e à sua relação com as novas formas de aprender. Abordam-se a Educação a Distância e o seu papel na transformação da pedagogia universitária, tendo em vista uma nova cultura de aprendizagem.

Keywords : Convergência; Cultura Participativa; Inteligência Coletiva.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )