SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número59Interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas para a aprendizagem em rede índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

AMANTE, Lúcia. Cultura da convergência e universidade: contributos da Educação a Distância. R. Educ. Públ. [online]. 2016, vol.25, n.59, pp.251-259. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.2016/repub-v25n59maio.ago002.

A nova cultura mediática pode ser uma catalisadora de mudanças na prática pedagógica e na forma como se promove a construção do conhecimento. Algumas dessas mudanças tardam em se refletir na prática educativa, designadamente ao nível universitário. Outras ultrapassam o que a teoria poderia prever ante as profundas alterações com que a atual ecologia dos mídia nos confronta. Neste texto, procuramos apresentar alguns conceitos-chave associados à Cultura da Convergência e à sua relação com as novas formas de aprender. Abordam-se a Educação a Distância e o seu papel na transformação da pedagogia universitária, tendo em vista uma nova cultura de aprendizagem.

Palabras clave : Convergência; Cultura Participativa; Inteligência Coletiva.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )