SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue59Convergence culture and university: contributions of Distance EducationAssessment Methods in Three-dimensional Virtual Environments: cognitive aspects and sensory-motor skills author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

ARAGON, Rosane. Interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas para a aprendizagem em rede. R. Educ. Públ. [online]. 2016, vol.25, n.59, pp.261-275. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.2016/repub-v25n59maio.ago003.

Este artigo discute os processos de interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas, definidas enquanto microecossistemas cognitivos que oferecem condições estruturantes para as aprendizagens. Exploramos as ideias de interação interindividual e mediação distribuída para a aprendizagem em rede, que servem de base para a análise das interações de um grupo de estudantes na vivência da arquitetura pedagógica Debate de Teses. Os resultados evidenciam que a criação de um espaço estruturante de debates favoreceu a problematização dos conhecimentos dos alunos, o confronto de ideias que as desestabiliza e também ofereceu condições para a reconstrução das formas de apropriação dos conteúdos.

Keywords : Interação; Mediação Distribuída; Arquiteturas Pedagógicas; Aprendizagem em Rede.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )