SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número59Cultura da convergência e universidade: contributos da Educação a DistânciaMétodos de Avaliação em Ambientes Virtuais Tridimensionais: aspectos cognitivos e habilidades sensório-motoras índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

ARAGON, Rosane. Interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas para a aprendizagem em rede. R. Educ. Públ. [online]. 2016, vol.25, n.59, pp.261-275. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.2016/repub-v25n59maio.ago003.

Este artigo discute os processos de interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas, definidas enquanto microecossistemas cognitivos que oferecem condições estruturantes para as aprendizagens. Exploramos as ideias de interação interindividual e mediação distribuída para a aprendizagem em rede, que servem de base para a análise das interações de um grupo de estudantes na vivência da arquitetura pedagógica Debate de Teses. Os resultados evidenciam que a criação de um espaço estruturante de debates favoreceu a problematização dos conhecimentos dos alunos, o confronto de ideias que as desestabiliza e também ofereceu condições para a reconstrução das formas de apropriação dos conteúdos.

Palabras clave : Interação; Mediação Distribuída; Arquiteturas Pedagógicas; Aprendizagem em Rede.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )