SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue59Interaction and mediation in the context of pedagogical architectures for networked learningMultireferential formative research with every day situations on cyberculture: building the methodology with another perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

ANJOS, Alexandre Martins dos; ANJOS, Rosana Abutakka V. dos  and  NUNES, Eunice Pereira dos Santos. Métodos de Avaliação em Ambientes Virtuais Tridimensionais: aspectos cognitivos e habilidades sensório-motoras. R. Educ. Públ. [online]. 2016, vol.25, n.59, pp.277-293. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.2016/repub-v25n59maio.ago004.

A crescente utilização de Ambientes Virtuais Tridimensionais (AVs 3D) em contextos educativos evidencia a importância de delinear pesquisas em relação à avaliação da aprendizagem e de Habilidades Sensório-Motoras (HSM), como forma de verificar se tais ambientes colaboram com o processo de ensino e treinamento virtual. Assim, este trabalho apresenta métodos de avaliação da aprendizagem e HSM em AVs 3D, em contextos educacionais, pautados em Nunes (2014) e Anjos (2014), validados a partir de estudos experimentais e análises estatísticas. Os resultados revelaram que é possível medir o nível de aquisição de conhecimento e de HSM a partir dos modelos propostos.

Keywords : Ambientes Virtuais Tridimensionais; Avaliação da Aprendizagem; Avaliação de Habilidades Sensório-Motoras.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )