SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número59Interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas para a aprendizagem em redePesquisa-formação multirreferencial e com os cotidianos na cibercultura: tecendo a metodologia com um rigor outro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

ANJOS, Alexandre Martins dos; ANJOS, Rosana Abutakka V. dos  e  NUNES, Eunice Pereira dos Santos. Métodos de Avaliação em Ambientes Virtuais Tridimensionais: aspectos cognitivos e habilidades sensório-motoras. R. Educ. Públ. [online]. 2016, vol.25, n.59, pp.277-293. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.2016/repub-v25n59maio.ago004.

A crescente utilização de Ambientes Virtuais Tridimensionais (AVs 3D) em contextos educativos evidencia a importância de delinear pesquisas em relação à avaliação da aprendizagem e de Habilidades Sensório-Motoras (HSM), como forma de verificar se tais ambientes colaboram com o processo de ensino e treinamento virtual. Assim, este trabalho apresenta métodos de avaliação da aprendizagem e HSM em AVs 3D, em contextos educacionais, pautados em Nunes (2014) e Anjos (2014), validados a partir de estudos experimentais e análises estatísticas. Os resultados revelaram que é possível medir o nível de aquisição de conhecimento e de HSM a partir dos modelos propostos.

Palavras-chave : Ambientes Virtuais Tridimensionais; Avaliação da Aprendizagem; Avaliação de Habilidades Sensório-Motoras.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )