SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue59Multireferential formative research with every day situations on cyberculture: building the methodology with another perspectiveThe Digital Culture, the Child-Teacher and the Adult-Pupil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

PRETI, Oreste  and  ALONSO, Katia Morosov. O Núcleo de Educação Aberta e a Distância da UFMT: uma mirada para um passado presente (1992-2005). R. Educ. Públ. [online]. 2016, vol.25, n.59, pp.312-327. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.2016/repub-v25n59maio.ago006.

Em agosto de 1994, a Universidade Federal de Mato Grosso criou o primeiro curso de graduação a distância, no Brasil, voltado para a formação de professores das séries iniciais em serviço. Neste texto iremos fazer uma trajetória da equipe do Núcleo de Educação Aberta e a Distância da UFMT que implementou o curso, entre os anos de 1992 a 2005. Procuraremos identificar alguns elementos que foram fundamentais para que essa experiência pioneira se tornasse referência nacional. Entre eles, o caráter interdepartamental e interinstitucional, a proposta curricular inovadora e a organização de um sistema de EaD assentado na realidade regional.

Keywords : Educação a Distância; Formação de Professores; Experiência Institucional; Sistema de EaD.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )