SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue59Eclipsed and resignified narratives of teachers and students about/in cyberculture author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

PEIXOTO, Joana. Tecnologias e relações pedagógicas: a questão da mediação. R. Educ. Públ. [online]. 2016, vol.25, n.59, pp.367-379. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.2016/repub-v25n59maio.ago010.

A contribuição do conceito de mediação para a compreensão do trabalho pedagógico com uso de tecnologias demanda que este seja tomado numa perspectiva dialética, contrapondo-se a uma visão estrutural de mediação. O presente artigo tem como referência a base materialista-dialética da teoria histórico-cultural, buscando superar o dualismo na abordagem da mediação como possibilidade explicativa para as relações entre as tecnologias e a educação. O esforço se concentra na afirmação da mediação como processo, como relação e não como um objeto que se interpõe entre dois elementos distintos.

Keywords : Mediação; Tecnologia e Educação; Dialética.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )