SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue59  suppl.2The Open University of Brazil (UAB) in UFMT and the democratization of higher education in Mato Grosso author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

MILL, Daniel. Educação a Distância: cenários, dilemas e perspectivas. R. Educ. Públ. [online]. 2016, vol.25, n.59, suppl.2, pp.432-454. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.5965/010459622559n22016432.

O objetivo deste texto é analisar cenários, dilemas e perspectivas vividos na história recente da Educação a Distância (EaD). Estabelecemos quatro períodos para análise: pré-1996 (fecundação e gestação da modalidade), 1996-2005 (nascimento e definições pedagógicas e legais), 2006-2015 (amadurecimento e experiências práticas nas instituições públicas); e pós-2015 (redefinições legais, pedagógicas etc., decorrentes da crise político-financeira vivida, ultimamente, pelo Brasil). Na análise, consideramos a legislação e a literatura sobre EaD e o modus operandi de experiências institucionais. Desta forma, o texto apresenta argumentos e reflexões, numa visão sistêmica da modalidade, buscando indicar partes que compõem o todo.

Keywords : Educação a Distância; Cenários Educacionais; Dilemas Educacionais; Universidade Aberta do Brasil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )