SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número59  suppl.2Práticas inventivas na interação com as tecnologias digitais e telemáticas: o caso do Gamebook Guardiões da Floresta índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

FANTIN, Monica. Múltiplas faces da infância na contemporaneidade: consumos, práticas e pertencimentos na cultura digital. R. Educ. Públ. [online]. 2016, vol.25, n.59, suppl.2, pp.596-617. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.5965/010459622559n22016596.

Este artigo tem como foco a relação da criança com a cultura digital, com o propósito de discutir as múltiplas faces da infância contemporânea e a emergência de novas práticas lúdicas e culturais diante das mudanças nos lugares que as crianças ocupam, de suas formas de interação entre si e com a cultura e de suas identidades e subjetividades. A reflexão parte de pesquisas com e sobre crianças e cultura digital, suas práticas midiáticas na escola e fora dela e as possibilidades de mediação. Diante do protagonismo das mídias nos diversos espaços, destacam-se alguns desafios da educação nesses novos cenários.

Palavras-chave : Crianças; Cultura Digital; Práticas Midiáticas; Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )