SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue60Educational laptops in the 1:1 mode - movements of digital inclusion in rural communities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato de; SOUZA, Ana Paula Gestoso de; MAGALHAES, Elisa Gomes  and  MONTEIRO, Filomena Maria de Arruda. Narrativas de formação: o que dizem licenciandas e professoras iniciantes. R. Educ. Públ. [online]. 2016, vol.25, n.60, pp.631-656. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.5965/01045962v25n602016631.

Esse artigo apresenta e analisa a perspectiva de professoras iniciantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental e licenciandas em Pedagogia ao refletirem em fórum de discussão online acerca da experiência de elaborar narrativas sobre seu período de escolarização e de experiências vi venciadas no início da carreira docente. As re flexões teórico-metodológicas aqui apresentadas fundamentam-se nos pressupostos da Investiga ção Narrativa e da Formação de Professores. Os resultados indicam que escrever e dialogar sobre as experiências de escolarização permitiu que as professoras pensassem sobre a própria prática e as licenciandas sobre a futura atuação, buscando seu desenvolvimento profissional.

Keywords : Formação de Professores; Trajetórias de Formação Docente; Investigação Narrativa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )