SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número60Laptops educacionais na modalidade 1:1: movimentos de inclusão digital em comunidades rurais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato de; SOUZA, Ana Paula Gestoso de; MAGALHAES, Elisa Gomes  e  MONTEIRO, Filomena Maria de Arruda. Narrativas de formação: o que dizem licenciandas e professoras iniciantes. R. Educ. Públ. [online]. 2016, vol.25, n.60, pp.631-656. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.5965/01045962v25n602016631.

Esse artigo apresenta e analisa a perspectiva de professoras iniciantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental e licenciandas em Pedagogia ao refletirem em fórum de discussão online acerca da experiência de elaborar narrativas sobre seu período de escolarização e de experiências vi venciadas no início da carreira docente. As re flexões teórico-metodológicas aqui apresentadas fundamentam-se nos pressupostos da Investiga ção Narrativa e da Formação de Professores. Os resultados indicam que escrever e dialogar sobre as experiências de escolarização permitiu que as professoras pensassem sobre a própria prática e as licenciandas sobre a futura atuação, buscando seu desenvolvimento profissional.

Palavras-chave : Formação de Professores; Trajetórias de Formação Docente; Investigação Narrativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )