SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue60Narrative Inquiry: what undergraduate students and beginning teachers sayGender and sexuality in children's plays and teaching: speech, consolidation, resistance and ambivalence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

PESCADOR, Cristina Maria; VALENTINI, Carla Beatris  and  FAGUNDES, Léa da Cruz. Laptops educacionais na modalidade 1:1: movimentos de inclusão digital em comunidades rurais. R. Educ. Públ. [online]. 2016, vol.25, n.60, pp.657-677. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.5965/01045962v25n602016657.

Este estudo propõe registrar e identificar como a inserção de laptops educacionais na modali dade 1:1 afeta a rotina da sala de aula em uma escola do campo da rede pública de educação básica. Trata-se de processo de investigação cujo objetivo é observar e registrar mudanças no pla nejamento pedagógico e nas formas de interação entre os atores da comunidade escolar. O método cartográfico foi escolhido para a construção de dados, utilizando-se o diário de bordo da pesqui sadora para mapear os movimentos observados. A análise desses registros aponta para o desenvol vimento de movimentos de letramento digital e emancipação digital da comunidade escolar.

Keywords : Autonomia; Escola do Campo; Letramento Digital; Inclusão Digital.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )