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Revista de Educação Pública
versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097
Resumo
MAIO, Eliane Rose e LEITE, Lucimar da Luz. Gênero e sexualidade nas brincadeiras infantis e na docência: discurso, consolidação, resistência e ambivalência. R. Educ. Públ. [online]. 2016, vol.25, n.60, pp.681-698. ISSN 2238-2097. https://doi.org/10.5965/01045962v25n602016681.
Este texto apresenta os resultados de uma análise das representações expostas por docentes de um Centro Municipal de Educação Infantil, referentes à temática de gênero e de sexualidade nas brincadeiras infantis livres e espontâneas. Realizou-se a aplicação de questionários junto a 14 professoras desse estabe lecimento de ensino, nos quais foi possível observar que o espaço escolar pode (re)produzir diferenças e discriminação de gênero e sexualidade. Assim, com preende-se a necessidade de se inserir essa temática nos cursos de formação docente e nas escolas, desde a Educação Infantil.
Palavras-chave : Gênero e Sexualidade; Docência; Educação Infantil; Brincadeiras.