SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número60Laptops educacionais na modalidade 1:1: movimentos de inclusão digital em comunidades ruraisCuiabá das crianças: entre o medo e o pertencimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

MAIO, Eliane Rose  e  LEITE, Lucimar da Luz. Gênero e sexualidade nas brincadeiras infantis e na docência: discurso, consolidação, resistência e ambivalência. R. Educ. Públ. [online]. 2016, vol.25, n.60, pp.681-698. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.5965/01045962v25n602016681.

Este texto apresenta os resultados de uma análise das representações expostas por docentes de um Centro Municipal de Educação Infantil, referentes à temática de gênero e de sexualidade nas brincadeiras infantis livres e espontâneas. Realizou-se a aplicação de questionários junto a 14 professoras desse estabe lecimento de ensino, nos quais foi possível observar que o espaço escolar pode (re)produzir diferenças e discriminação de gênero e sexualidade. Assim, com preende-se a necessidade de se inserir essa temática nos cursos de formação docente e nas escolas, desde a Educação Infantil.

Palavras-chave : Gênero e Sexualidade; Docência; Educação Infantil; Brincadeiras.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )