SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue60Gender and sexuality in children's plays and teaching: speech, consolidation, resistance and ambivalenceBlack childhood and elementary school in Angra dos Reis: an immersion in the numbers of "universalization" author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

SILVA, Eliza Moura Pereira da  and  ANDRADE, Daniela Barros da Silva Freire. Cuiabá das crianças: entre o medo e o pertencimento. R. Educ. Públ. [online]. 2016, vol.25, n.60, pp.699-719. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.5965/01045962v25n602016699.

Este artigo propõe o estudo das significações sobre a cidade de Cuiabá por crianças, alunas da rede pública de ensino, analisadas sob a perspectiva da Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 2003; JODELET, 1982, 2001) no diálogo com a Teoria Histórico-Cultural (VI GOTSKI, 2009, 2010). Foram analisadas entre vistas de 40 crianças por meio da análise lexical. Essa última revela a cidade como cenário onde se desenrolam vivências no interior das quais as crianças se constituem subjetivamente, dando indícios de vivências predominantemente em espaços do âmbito privado, em que a linearidade está mais presente que a imprevisibilidade e o encontro com o outro.

Keywords : Representações Socioespaciais; Cidade; Infância; Subjetividade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )