SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número60Gênero e sexualidade nas brincadeiras infantis e na docência: discurso, consolidação, resistência e ambivalênciaInfância negra e ensino fundamental em Angra dos Reis: um mergulho nos números da "universalização" índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

SILVA, Eliza Moura Pereira da  y  ANDRADE, Daniela Barros da Silva Freire. Cuiabá das crianças: entre o medo e o pertencimento. R. Educ. Públ. [online]. 2016, vol.25, n.60, pp.699-719. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.5965/01045962v25n602016699.

Este artigo propõe o estudo das significações sobre a cidade de Cuiabá por crianças, alunas da rede pública de ensino, analisadas sob a perspectiva da Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 2003; JODELET, 1982, 2001) no diálogo com a Teoria Histórico-Cultural (VI GOTSKI, 2009, 2010). Foram analisadas entre vistas de 40 crianças por meio da análise lexical. Essa última revela a cidade como cenário onde se desenrolam vivências no interior das quais as crianças se constituem subjetivamente, dando indícios de vivências predominantemente em espaços do âmbito privado, em que a linearidade está mais presente que a imprevisibilidade e o encontro com o outro.

Palabras clave : Representações Socioespaciais; Cidade; Infância; Subjetividade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )