SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue60Children's Cuiabá: between the fear and the feeling of belongingMerleau-Pontian phenomenology: Xavante women and the methodological processes of the research author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

VARGAS, Hustana  and  TEIXEIRA, Eliana de Oliveira. Infância negra e ensino fundamental em Angra dos Reis: um mergulho nos números da "universalização". R. Educ. Públ. [online]. 2016, vol.25, n.60, pp.723-747. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.5965/01045962v25n602016723.

Este artigo aborda percursos escolares de negros e brancos no Ensino Fundamental da Rede Municipal de Angra dos Reis-RJ. Dados quan titativos globais de cor/raça do Censo Escolar (2009 a 2013) foram refinados, construindo-se indicadores educacionais específicos, como ma trícula, reprovação, distorção idade-ano e ade quação ao sistema, sinalizando desvantagens persistentes para alunos negros, ligeiramente atenuadas ao fim da série. Os achados, em diálogo com autores como Guimarães (2003), Quijano (2005), Oliveira (2007) e Munanga (2010), problematizam a apregoada univer salização do ensino fundamental, sugerindo a implementação de ações afirmativas na educa ção básica, compreendendo que a efetivação da igualdade se ancora na infância.

Keywords : Universalização; Ensino Fundamental; Relações Étnico-Raciais; Infância.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )