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Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

VARGAS, Hustana  e  TEIXEIRA, Eliana de Oliveira. Infância negra e ensino fundamental em Angra dos Reis: um mergulho nos números da "universalização". R. Educ. Públ. [online]. 2016, vol.25, n.60, pp.723-747. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.5965/01045962v25n602016723.

Este artigo aborda percursos escolares de negros e brancos no Ensino Fundamental da Rede Municipal de Angra dos Reis-RJ. Dados quan titativos globais de cor/raça do Censo Escolar (2009 a 2013) foram refinados, construindo-se indicadores educacionais específicos, como ma trícula, reprovação, distorção idade-ano e ade quação ao sistema, sinalizando desvantagens persistentes para alunos negros, ligeiramente atenuadas ao fim da série. Os achados, em diálogo com autores como Guimarães (2003), Quijano (2005), Oliveira (2007) e Munanga (2010), problematizam a apregoada univer salização do ensino fundamental, sugerindo a implementação de ações afirmativas na educa ção básica, compreendendo que a efetivação da igualdade se ancora na infância.

Palavras-chave : Universalização; Ensino Fundamental; Relações Étnico-Raciais; Infância.

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