SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue60Black childhood and elementary school in Angra dos Reis: an immersion in the numbers of "universalization"The school text books and the teaching of History of Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

REZENDE, Maria Aparecida. Fenomenologia merleau-pontyana: mulheres Xavante e os processos metodológicos da pesquisa. R. Educ. Públ. [online]. 2016, vol.25, n.60, pp.749-765. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.5965/01045962v25n602016749.

Este texto resulta de uma investigação científica, realizada com mulheres da etnia Xavante do âmbito da aldeia Pimentel Barbosa, em Mato Grosso. Objetiva-se, por meio desse recorte, desdobrar um diálogo acerca da fenomenologia merleau-pontyana e os processos metodológi cos utilizados no decurso da pesquisa. Focaliza questões interligadas à educação das mulheres Xavante, detalhando, na prática, a metodologia desenhada junto a elas. Os fundamentos teóricos das análises se pautam em autores basilares como Merleau-Ponty, Geertz, Souza Santos, Capalbo entre outros. Os resultados apontam o entrecru zamento da construção metodológica, pelas mu lheres Xavante, com a concepção de metodologia merleau-pontyana.

Keywords : Metodologia Fenomenológica; Mulheres Xavante; Educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )