SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número60Infância negra e ensino fundamental em Angra dos Reis: um mergulho nos números da "universalização"Os livros didáticos e o ensino de História da Educação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

REZENDE, Maria Aparecida. Fenomenologia merleau-pontyana: mulheres Xavante e os processos metodológicos da pesquisa. R. Educ. Públ. [online]. 2016, vol.25, n.60, pp.749-765. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.5965/01045962v25n602016749.

Este texto resulta de uma investigação científica, realizada com mulheres da etnia Xavante do âmbito da aldeia Pimentel Barbosa, em Mato Grosso. Objetiva-se, por meio desse recorte, desdobrar um diálogo acerca da fenomenologia merleau-pontyana e os processos metodológi cos utilizados no decurso da pesquisa. Focaliza questões interligadas à educação das mulheres Xavante, detalhando, na prática, a metodologia desenhada junto a elas. Os fundamentos teóricos das análises se pautam em autores basilares como Merleau-Ponty, Geertz, Souza Santos, Capalbo entre outros. Os resultados apontam o entrecru zamento da construção metodológica, pelas mu lheres Xavante, com a concepção de metodologia merleau-pontyana.

Palabras clave : Metodologia Fenomenológica; Mulheres Xavante; Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )