SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue60The school text books and the teaching of History of EducationOne way to interpret the formation of environmental educator from virtuality author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

SILVA, José Cláudio Sooma; MORGADO, Manoela do Nascimento  and  SOUZA, Zelma Candido de. Notas para pensar a educação primária e a zona rural da cidade do Rio de Janeiro nos anos 1920. R. Educ. Públ. [online]. 2016, vol.25, n.60, pp.799-816. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.5965/01045962v25n602016799.

O artigo focaliza a História da Educação Primária da cidade do Rio de Janeiro nos anos 1920 e se debruça, principalmente, sobre as possíveis rela ções que foram estabelecidas entre as localidades urbanas e a região oeste, com especial atenção para o distrito rural de Guaratiba. Deste modo, a partir da pesquisa em periódicos, impressos educacionais e dos projetos de remodelação do desenho arquitetônico, discute as diferentes repre sentações de urbano e de rural que foram constru ídas pela Diretoria de Instrução em função dos entrelaçamentos dos tempos e espaços citadinos com os tempos e espaços escolares na época.

Keywords : História da Educação; Educação Primária; História da Cidade do Rio de Janeiro.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )