SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número60Os livros didáticos e o ensino de História da EducaçãoUna forma de interpretar la formación del educador ambiental desde la virtualidad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

SILVA, José Cláudio Sooma; MORGADO, Manoela do Nascimento  y  SOUZA, Zelma Candido de. Notas para pensar a educação primária e a zona rural da cidade do Rio de Janeiro nos anos 1920. R. Educ. Públ. [online]. 2016, vol.25, n.60, pp.799-816. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.5965/01045962v25n602016799.

O artigo focaliza a História da Educação Primária da cidade do Rio de Janeiro nos anos 1920 e se debruça, principalmente, sobre as possíveis rela ções que foram estabelecidas entre as localidades urbanas e a região oeste, com especial atenção para o distrito rural de Guaratiba. Deste modo, a partir da pesquisa em periódicos, impressos educacionais e dos projetos de remodelação do desenho arquitetônico, discute as diferentes repre sentações de urbano e de rural que foram constru ídas pela Diretoria de Instrução em função dos entrelaçamentos dos tempos e espaços citadinos com os tempos e espaços escolares na época.

Palabras clave : História da Educação; Educação Primária; História da Cidade do Rio de Janeiro.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )