SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número60Una forma de interpretar la formación del educador ambiental desde la virtualidad índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

SOUSA, Maria do Carmo de  e  JACOMELLI, Cristiane Vinholes. Manifestações orais de crianças de cinco anos em práticas de contagem. R. Educ. Públ. [online]. 2016, vol.25, n.60, pp.819-837. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.5965/01045962v25n602016819.

O artigo tem como objetivo apresentar manifestações orais de crianças de cinco anos quando realizaram práticas de contagem e enquanto vivenciaram atividades de ensino relacionadas a um dos nexos conceituais da contagem: ordenação do sistema numérico. Nesse processo, envolveram personagens do folclore brasileiro e os índios Papuas. A pesquisa qualitativa caracterizou-se como Estudo de Caso, tendo se realizado em uma escola de Educação Infantil, mantida por uma ONG. Os fundamentos teóricos e metodológicos foram amparados na perspectiva histórico-cultural. A análise das falas envolveu três eixos temáticos: manifestações relativas às lendas, manifestações relativas às práticas de contagem e manifestações relativas à influência da prática escolar.

Palavras-chave : Atividade de Ensino; Nexos Conceituais do Número; Manifestações Orais; Educação Infantil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )