SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue61Organization of educational work in cycles and evaluation practices: observations from the reality of a school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

RODRIGUES, Ádria Maria Ribeiro; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti; ROCHA, Simone Albuquerque da  and  DOMINGUES, Isa Mara Colombo Scarlati. Caso de Ensino na formação de professores: quando a narrativa de uma adolescente provoca a reflexão/ formação. R. Educ. Públ. [online]. 2017, vol.26, n.61, pp.13-30. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.5965/01045962v26n612017030.

A literatura tem os Casos de Ensino como instrumentos de grande repercussão, quando adotado na formação de professores. O estudo, fundamentando-se na abordagem qualitativa, objetivou investigar a adequação do Caso Minha história verdadeira, de uma adolescente, para potencializar reflexões e discussões sobre a prática docente e sobre a construção do co nhecimento pedagógico geral, conhecimento pedagógico do conteúdo e o conhecimento de conteúdo específico junto a professores al fabetizadores. Os resultados apontaram que a narrativa do Caso de Ensino atingiu ao objetivo proposto, contribuindo para o desenvolvimento profissional dos professores alfabetizadores.

Keywords : Casos de Ensino; Formação de Professores; Alfabetização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )