SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue61Teaching Case in teachers training: when a teenager’s narrative provokes reflection/trainingActions and reflections of teachers and researchers on the teaching practice with students with disabilities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

PIRES, Ricardo Matheus  and  BERTAGNA, Regiane Helena. Organização do trabalho pedagógico em ciclos e práticas avaliativas: a realidade de uma escola. R. Educ. Públ. [online]. 2017, vol.26, n.61, pp.31-53. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.5965/01045962v26n612017053.

O estudo evidencia como a avaliação é parte integrante do processo pedagógico da escola organizada em ciclos. Recorre-se à meto dologia qualitativa por meio da análise dos documentos da escola, de observações de uma turma e de entrevistas com professores e alunos que a ela se vinculam. Dessa forma, pode-se entender que a organização do traba lho pedagógico em ciclos influencia na forma como a avaliação é executada dentro da escola e, portanto, se a organização muda, algumas lógicas também mudam e exigem que a ins tituição repense, reconstrua suas bases orga nizacionais a fim de responder à demanda de uma educação de qualidade.

Keywords : Avaliação Escolar; Didática; Nota; Progressão Continuada.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )