SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número61Caso de Ensino na formação de professores: quando a narrativa de uma adolescente provoca a reflexão/ formação.Ações e reflexões de docentes e pesquisadores sobre a prática pedagógica com alunos com deficiência índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

PIRES, Ricardo Matheus  y  BERTAGNA, Regiane Helena. Organização do trabalho pedagógico em ciclos e práticas avaliativas: a realidade de uma escola. R. Educ. Públ. [online]. 2017, vol.26, n.61, pp.31-53. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.5965/01045962v26n612017053.

O estudo evidencia como a avaliação é parte integrante do processo pedagógico da escola organizada em ciclos. Recorre-se à meto dologia qualitativa por meio da análise dos documentos da escola, de observações de uma turma e de entrevistas com professores e alunos que a ela se vinculam. Dessa forma, pode-se entender que a organização do traba lho pedagógico em ciclos influencia na forma como a avaliação é executada dentro da escola e, portanto, se a organização muda, algumas lógicas também mudam e exigem que a ins tituição repense, reconstrua suas bases orga nizacionais a fim de responder à demanda de uma educação de qualidade.

Palabras clave : Avaliação Escolar; Didática; Nota; Progressão Continuada.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )