SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número61Caso de Ensino na formação de professores: quando a narrativa de uma adolescente provoca a reflexão/ formação.Ações e reflexões de docentes e pesquisadores sobre a prática pedagógica com alunos com deficiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

PIRES, Ricardo Matheus  e  BERTAGNA, Regiane Helena. Organização do trabalho pedagógico em ciclos e práticas avaliativas: a realidade de uma escola. R. Educ. Públ. [online]. 2017, vol.26, n.61, pp.31-53. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.5965/01045962v26n612017053.

O estudo evidencia como a avaliação é parte integrante do processo pedagógico da escola organizada em ciclos. Recorre-se à meto dologia qualitativa por meio da análise dos documentos da escola, de observações de uma turma e de entrevistas com professores e alunos que a ela se vinculam. Dessa forma, pode-se entender que a organização do traba lho pedagógico em ciclos influencia na forma como a avaliação é executada dentro da escola e, portanto, se a organização muda, algumas lógicas também mudam e exigem que a ins tituição repense, reconstrua suas bases orga nizacionais a fim de responder à demanda de uma educação de qualidade.

Palavras-chave : Avaliação Escolar; Didática; Nota; Progressão Continuada.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )