SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue61Organization of educational work in cycles and evaluation practices: observations from the reality of a schoolChallenges of researching familial contexts and children leading figure author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

FREITAS, Ana Paula de; MONTEIRO, Maria Inês Bacellar  and  CAMARGO, Evani Andreatta Amaral. Ações e reflexões de docentes e pesquisadores sobre a prática pedagógica com alunos com deficiência. R. Educ. Públ. [online]. 2017, vol.26, n.61, pp.57-76. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.5965/01045962v26n612017076.

Neste texto tem-se como objetivo identificar as dificuldades para lidar com alunos com deficiên cia, reveladas pelos professores, bem como analisar suas ações e reflexões sobre práticas pedagógicas. Toma-se como referência teórica e metodológica os pressupostos da perspectiva histórico-cultural. Baseando-se na pesquisa colaborativa, foram realizadas reuniões com docentes de uma escola pública. Nas análises, identificou-se duas unida des de análise: ações e reflexões dos professores e pesquisadores para ensinar alunos com deficiência e dificuldades reveladas pelos professores em suas práticas pedagógicas. Os resultados mostram o papel fundamental da reflexão de professores e pes quisadores sobre as ações pedagógicas para o ensino de alunos com deficiência.

Keywords : Formação Docente; Educação Inclusiva; Pesquisa Colaborativa; Alunos com Deficiência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )