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Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

ALBUQUERQUE, Simone Santos de. Desafios de pesquisar contextos familiares e o protagonismo das crianças. R. Educ. Públ. [online]. 2017, vol.26, n.61, pp.77-92. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.5965/01045962v26n612017092.

Este artigo tem como eixo o estudo com crianças em seus contextos familiares. Destaco os desafios de experiências de pesquisa qualitativa realizadas ao considerar como as crianças expressam, inter ferem, autorizam e estabelecem relações como sujeitos protagonistas, mediando relações numa ampla teia de interdependências em que vivem em seus contextos familiares. A socialização é compreendida como um processo complexo, as sim sendo, o texto problematiza os modos como as crianças são sujeitos socializadores dos adultos, produzindo uma socialização às avessas (MONTANDON, 1997). Conclui-se que é preciso desconstruir a perspectiva adulto cêntrica sobre a criança, que a considera numa visão vertical na pesquisa com famílias; ao contrário, é preciso reconhecê-la numa compreensão horizontal.

Palabras clave : Crianças; Contextos Familia res; Educação; Socialização..

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