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Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

BACKES, José Licínio  e  PAVAN, Ruth. O Currículo e as identidades/diferenças indígenas: normalização, invisibilidade e subalternização. R. Educ. Públ. [online]. 2017, vol.26, n.61, pp.95-110. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.5965/01045962v26n612017110.

O artigo objetiva refletir sobre o currículo, mais especificamente sobre o currículo dos anos finais do ensino fundamental e como esse está vincu lado a processos de normalização, invisibilização e subalternização das identidades/diferenças indígenas. A pesquisa de campo foi realizada por meio de entrevistas com 11 professores de uma escola pública estadual do Município de Campo Grande (MS), com alto Índice de De senvolvimento da Educação Básica (IDEB) nos anos finais do ensino fundamental. Os resultados indicam que as identidades/diferenças indígenas, ao não serem percebidas pelos professores, sendo os indígenas tratados de modo normal ou como se tivessem mais dificuldade de aprendizagem, contribuem para a sua subalternização.

Palavras-chave : Currículo; Identidade; Indígenas.

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